A vida inteira busquei respostas, respostas estas que sei, no meu íntimo, que nunca irei encontrar. Porém, hoje li uma passagem que me tocou e a transcrevo agora:

"O que é o eu*? Isto é, de que substância é feito o nosso eu? Pois bem, a resposta da psicanálise é muito clara: somos feitos de todas as marcas que deixam em nós os seres e as coisas que amamos fortemente agora ou que amamos fortemente no passado e às vezes perdemos. Isto é, os seres e as coisas com os quais nos identificamos. Então, quem sou eu? Sou a memória viva daqueles que amo hoje e daqueles que amei outrora e depos perdi. A identificação é aquilo que me faz amar e ser o que sou".
(NASIO, J. -D. O Prazer de ler Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999, p. 84)

* Para compreender o conceito de "eu" do texto, leia o capítulo "A segunda teoria do aparelho psíquico: o eu, o isso e o supereu" do livro citado acima ;)

Postagens mais visitadas