Como cuidar bem das suas plantas e de suas relações

A natureza possui uma beleza inenarrável, não apenas em seu aspecto, mas também em seu ecossistema. São milhares de minuciosos processos e detalhes. Existe o nascer, o morrer e, em algumas situações, o renascer. Existe uma cadeia alimentar com intuito específico e cada um cumpre o seu propósito.

Acredito que temos muito o que aprender com a natureza e trazer sua sabedoria para as nossas vidas, para as nossas relações. Tenho a impressão que o quanto mais nos nomeamos como “animais racionais”, mais irracionais nos tornamos e menos pensantes nos tornamos. Logo, a la Descartes, pouco pensamos, quase não existimos.

Isso me faz pensar sobre as plantas que estão fora do seu habitat natural e por isso necessitam de cuidados humanos. São criaturas delicadas, que precisam de sol e luz, de água, de adubo, de espaço apropriado... precisam do seu tempo para que remova as folhas danificadas, de amor e nutrição, senão não sobrevivem.

E assim são todas as nossas relações, se não houver amor e se não despender tempo e energia adequados, elas padecem. Certamente as pessoas não são tão óbvias e claras como as plantas, mas é fato que se não dermos amor e não nutrirmos, as relações também morrem.

Temos a impressão de que devemos ser sempre racionais e não damos a oportunidade de conhecer o nosso lado irracional, nossas sombras, nosso inconsciente. Nos tornamos cegos até mesmo para as nossas necessidades, o que dificulta ainda mais a manutenção das relações. Então, me ajude a te ajudar a remover as folhas danificadas, se eu não sei o que quero, como posso pedir que alguém compreenda as minhas vontades? 

Também me faz refletir sobre a importância da reciprocidade, pois não há relacionamento – romântico, amizade, familiar, de trabalho - bem sucedido sem intencionalidade e sem troca. É reconhecer as suas necessidades e a do outro (e não a sua projeção), ser claro, cuidar da relação, se importar, ter e dar tempo, zelar e retribuir.

E, enfim, permitir que as plantas e as relações cresçam com raízes fortes, saudáveis, que possam germinar ao nosso entorno e que possa florir e embelezar as nossas vidas. 




Postagens mais visitadas